SERVIÇOS

IMPORTAÇÃO

Horário de Atendimento

 

Prezados clientes,

 

Viemos informar o horário de atendimento da equipe de documentação - Importação:

 

Segundas a sextas: 08:00 - 12:00 / 13:30 - 18:00

 

 

* Entrega de documentação no balcão APM Terminals deverá ser realizada até as 18:00hs para análise no mesmo dia. Documentação entregue após esse horário será analisada no próximo dia útil.

 

 

Passo a Passo liberação DI, DI LCL, DTA, DTA LCL E CABOTAGEM

Prezados Clientes,
 
Visando otimizar as operações de nossos clientes, a partir de 1º de agosto de 2016, todos os processos de importação (DI – DI LCL – DTA – DTA LCL ) e descarga de cabotagem serão liberados online, não havendo mais a necessidade dos despachantes entregarem documentação no balcão da APM Terminals Itajaí. O passo-a-passo para adaptação dos despachantes ao novo sistema encontra-se no link abaixo.
 

Passo a Passo liberação DI, DI LCL, DTA, DTA LCL E CABOTAGEM

 

Passo a Passo liberação Faturamento e Agendamento Carga Aérea

Prezados Clientes,

 Visando otimizar as operações de nossos clientes, segue abaixo passo-a-passo para liberação do faturamento e agendamento de carga aérea.
 
Passo a Passo liberação Faturamento Carga Aérea
 
Passo a Passo Agendamento Carga Aérea

Documentação

Documentação

Entrega de carga

1) Quais os documentos que o importador ou seu representante legal deverá apresentar ao depositário - Setor Importação (Recinto APMT) para entrega de sua carga?

Documentos: Importação ( DI: Container Cheio/Carga Solta no Estado de SC) 

  • BL original (O endosso eletrônico não substitue o do BL)
  • BL deve ter a assinatura a punho; não pode ser mais digital.
  • Carta      do Ministério da Agricultura original ou o Comprovante da Analise Fiscal via Web.

Documentos: Importação ( DI: Container Cheio/Carga Solta fora do Estado de SC)

  • BL original (O endosso eletrônico não substitue o do BL)
  • BL deve ter a assinatura a punho; não pode ser mais digital.
  • Carta do Ministério da Agricultura original ou o Comprovante da Analise Fiscal via Web.
  • Nota Fiscal Eletronica.

Conforme IN 680/2006, para proceder com a entrega da carga ao importador, o depositário do recinto alfândegado fica obrigado a confirmar, mediante ao Siscomex Carga, a autorização da Secretaria da Receita Federal referente à entrega da mercadoria.

  • Comprovante      do recolhimento do ICMS ou se for o caso ou comprovante de exoneração do      pagamento do imposto.

Em que situação não há exigência da apresentação da nota fiscal e guia de ICMS? Por que?

Resposta: Para as cargas que são do Estado de Santa Catarina. Porque é emitido pelo depositário o PLMI (Protocolo de liberação de mercadoria ou bem importado) que tem por finalidade substituir a nota fiscal de entrada, para fins de transporte, que somente é valido quando acompanhado da DI e também substitui a guia de liberação de mercadoria estrangeira sem comprovação do recolhimento do ICMS ou a apresentação do documento de arrecadação.

 

Documentos: Importação ( LCL-DI: Carga Solta no Estado de SC)   

  • BL      original (O endosso eletrônico não substitue o do BL)
  • BL      deve ter a assinatura a punho; não pode ser mais digital.
  • Cópia      da Carta do Ministério da Agricultura original ou o Comprovante da Analise      Fiscal via Web.
  • Documentos de identificação da pessoa responsável pela registro da DI ou que conste na complementar (cópia da folha do Diário Oficial da União em que tenha sido publicado o Ato Declaratório através do qual houve a inscrição no respectivo registro e cópia CNH ou Carteira de Identidade que conste RG/CPF.)

 

Documentos: Importação ( LCL-DI: Carga Solta fora do Estado de SC)    

  • BL      original (O endosso eletrônico não substitue o do BL)
  • BL      deve ter a assinatura a punho; não pode ser mais digital.
  • Cópia da Carta do Ministério da Agricultura original ou      o Comprovante da Analise Fiscal via Web.
  • Documentos de identificação da pessoa responsável pela      registro da DI ou que conste na complementar (cópia da folha do Diário      Oficial da União em que tenha sido publicado o Ato Declaratório através do      qual houve a inscrição no respectivo registro e cópia CNH ou Carteira de      Identidade que conste RG/CPF.)
  • Nota      Fiscal Eletronica.

Conforme IN 680/2006, para proceder com a entrega da carga ao importador, o depositário do recinto alfândegado fica obrigado a confirmar, mediante ao Siscomex Carga, a autorização da Secretaria da Receita Federal referente à entrega da mercadoria.

  • Comprovante      do recolhimento do ICMS ou se for o caso ou comprovante de exoneração do      pagamento do imposto.

Em que situação não há exigência da apresentação da nota fiscal e guia de ICMS? Por que?

Resposta: Para as cargas que são do Estado de Santa Catarina. Porque é emitido pelo depositário o PLMI (Protocolo de liberação de mercadoria ou bem importado) que tem por finalidade substituir a nota fiscal de entrada, para fins de transporte, que somente é valido quando acompanhado da DI e também substitui a guia de liberação de mercadoria estrangeira sem comprovação do recolhimento do ICMS ou a apresentação do documento de arrecadação.

 

Documentos exigidos para liberação da ordem de carregamento (DTA)

  • Consulta detalhada da declaração (Tela dos Dados Gerais da DTA)
  • Cópia do BL origina
  • Packing Lista
  • Invoice
  • Documentos do responsável pelo recebimento da carga (cópia CNH ou Carteira de Identidade que conste RG/CPF)
  • Procuração
  • Substalecimento: quando o recebedor não é nomeado procurador do transportador ou o beneficiário da carga (desde que a procuração permita tal direito) ou; Consulta/transportadores por preposto (transportadores representados)
  • Carta da transportadora

Obs: A liberação no sistema para saída da carga só será executada mediante envio por email do desembaraco e documentos. (import.itajai@apmterminals.com)

 

Documentos exigidos para liberação da ordem de carregamento (LCL-DTA)

  • Consulta detalhada da declaração (Tela dos Dados Gerais da DTA)
  • Cópia do BL origina
  • Packing Lista
  • Invoice
  • Documentos do responsável pelo recebimento da carga (cópia CNH ou Carteira de Identidade que conste RG/CPF)
  • Procuração

 

Obs: A liberação no sistema para saída da carga só será executada mediante envio por email do desembaraco e documentos. (warehouse.itajai@apmterminals.com)

 

Documentos: Importação ( DSI: Container Cheio/Carga Solta)

  • DSI      ( 01 via com as seguintes informações; razão social, e-mail e número de      telefone para contato)     
  • Declaração      DSI – Dados Complementares
  • BL      original (O endosso eletrônico não substitue o do BL)
  • BL      deve ter a assinatura a punho; não pode ser mais digital.
  • Lista      da Mercadoria Importada.     
  • Carta      do Ministério da Agricultura original ou o Comprovante da Analise Fiscal      via Web.
  • Documentos de identificação da pessoa responsável pela registro da DI ou que conste na complementar (cópia da folha do Diário Oficial da União em que tenha sido publicado o Ato Declaratório através do qual houve a inscrição no respectivo registro e cópia CNH ou Carteira de Identidade que conste RG/CPF.)
  • Comprovante      do recolhimento do ICMS ou se for o caso ou comprovante de exoneração do      pagamento do imposto.

 

Documentos: Importação ( Cabotagem: Container Cheio)

  • CTE;
  • NFs;
  • Carta de autorização ao transportador em retirar a carga;
  • Cópia do documento de identificação da pessoa responsável pela retirada da mercadoria (RG e CPF).
  • Procuração do representante legal da carga;

 

Ordem de carregamento Contr Vazio

Documentos necessários para liberação da ordem de carregamento de vazio:

  • Carta em papel timbrado, assinada e carimbada pelo Despachante/Representante legal solicitando a retirada do contêiner vazio.
  • Dados solicitados: número do contêiner, transportadora, CNPJ, navio, importador e exportador.

Procedimentos

Solicitação de DTC Itajaí

Os terminais deverão solicitar as DTC's dentro do dead line. A informação com as datas e horários limites para solicitação das DTC´s constam em nosso site no item "Programação de Navios"  http://www.apmterminals.com.br/home.

O e-mail deverá ser enviado para o setor responsável em liberar as listas "import.itajai@apmterminals.com".

Caso seja enviado para qualquer endereço que não seja o import, não aceitaremos inclusão após o dead line.

 

Procedimento Recebimento DTA FCL / DTA HUB

Afim de viabilizar um melhor fluxo no recebimento das cargas acondicionadas em containers cheios via DTA FCL e carqas soltas via DTA HUB, se faz necessário seguir o procedimento abaixo:

 - Procedimento Recebimento DTA FCL / DTA HUB

 

Ordem de carregamento Contr Vazio

Documentos necessários para liberação da ordem de carregamento de vazio
- Carta em papel timbrado, assinada e carimbada pelo Despachante/Representante legal solicitando a retirada do contêiner vazio.
- Dados solicitados: número do contêiner, transportadora, CNPJ, navio, importador e exportador.

Presença de carga

Em alguns casos, quando o despachante registra sua Declaração de Importação (DI) pelo Conhecimento Eletrônico (CE) do House Bill of Lading (BL) a presença de carga consta como não informada pelo depositário.
Isso ocorre porque, no momento da descarga o Conhecimento Eletrônico do House BL não estava informado pelo agente de carga e a presença então é informada pelo Conhecimento Eletrônico do Master BL.
Por determinação da própria Receita Federal, após a confirmação da descarga o contêiner não pode permanecer no pátio sem presença de carga.
O número do Conhecimento Eletrônico pode ser obtido através do NVOCC/agente da carga.

 

Prezados Clientes,

No intuito de auxiliá-los na identificação dos recintos para solicitação de presença de carga de importação, segue abaixo passo-a-passo para consulta em nossa web:

- Procedimento para consulta de recinto de importação.

 

 

Solicitação de serviços

 

Solicitação de Serviços (ova/desova/scanner/abertura de porta/etc).

Para solicitação de serviços de posicionamento e serviços afins junto ao terminal é necessário seguir o passo à passo no link abaixo:

Passo-a-passo.

Obs:  * A criação da Ordem de Serviço ON LINE, está disponível de segunda à sexta feira até as 16:30hs  exceto feriados. Dúvidas contactar tsc.itajai@apmterminals.com e warehouse.itajai@apmterminals.com , ou nos telefones 3341-9820 e 3341-9943 .

 

Operação LCL - APM Terminals Itajaí

 

 

Serviço LCL: você não precisa encher um contêiner para importar seus produtos

 

ENTENDA COMO FUNCIONA A OPERAÇÃO LCL. CLIQUE AQUI E BAIXE A APRESENTAÇÃO.

 

Entenda nossos processos para liberação / carregamento dos LCLs nos links abaixo:

 

Passo-a-passo Clientes.

 

Desenvolvido com o objetivo de enxugar custos operacionais e aperfeiçoar processos no transporte de carga marítima internacional, o serviço LCL (Less-than-Container Load - LCL na sigla em inglês) da APM Terminals Itajaí permite o compartilhamento de cargas de mais de um cliente em um mesmo contêiner e atende exclusivamente o mercado de importação.

 

Com o serviço de LCL, a carga desembarcada é fracionada em um armazém de 1500 metros quadrados de área coberta, completamente equipado com sistema de segurança, porta pallets para 298 lugares e 268 alocados dentro do armazém. O depósito conta também com um sistema de informática integrado que traz maior agilidade e segurança nas liberações das cargas aos usuários do serviço.

 

Segundo especialistas em logística, atualmente a carga fracionada tem grande importância no comércio internacional, principalmente para as empresas que optam por não manter grandes estoques e ativam um fluxo contínuo de cargas em movimento em menores volumes.

 

Sobre a APM Terminals

 

A APM Terminals é referência na operação portuária de contêineres, oferecendo ao mercado uma moderna e eficiente estrutura no Complexo Portuário do Itajaí. Operando em uma área de 180 mil metros quadrados, o terminal foca na melhoria contínua dos serviços, satisfação dos clientes, constantes investimentos em segurança e respostas rápidas às demandas do mercado mundial.

 

Desde que assumiu a operação em Itajaí, a APM Terminals vem investindo continuamente na infraestrutura da área arrendada, no treinamento de seus funcionários e na aquisição de uma moderna frota de equipamentos e de sistemas de última geração para o gerenciamento do terminal. Com movimentação média de 25 mil contêineres por mês, o terminal dispõe de 1.500 tomadas reefer, três guindastes pórticos móveis (mobiles harbour cranes - MHC), 13 empilhadeiras de grande porte (reach stacker) e duas empilhadeiras de vazios (emptyhandler).

 

No Brasil, a APM Terminals também opera um terminal em Pecém (CE) e tem sociedade na Brasil Terminal Portuário, em Santos (SP). Além disso, conta com uma rede de serviços retroportuários em Rio Grande (RS), Itajaí (SC), Itapoá (SC) e Paranaguá (PR). No mundo, as operações estão espalhadas por 39 países, totalizando 64 portos e terminais, com sete novos projetos em desenvolvimento e 16 programas de expansão em andamento, além de 165 operações de prestação de serviços retroportuários em 47 países. Ao todo são 20.300 funcionários distribuídos em 67 países nos cinco continentes, atendendo todas as principais rotas de comércio com uma presença verdadeiramente global.

 

Avenida Coronel Eugenio Muller, 300 | Itajaí | Santa Catarina | Telefone +55 47 3341.9800